Notícias Fecomercio

29 de março de 2017

Certificação digital e eSocial impactam rotina corporativa


Medidas como o uso obrigatório da Certificação Digital e do eSocial estão sendo incorporadas à rotina dos departamentos de Recursos Humanos. A certificação digital vem gradualmente se consolidando como obrigatória para todos os empresários, independentemente do porte, visto tratar-se de mecanismo seguro para envio de dados on-line.

Não é uma novidade relacionada ao eSocial, pois já é exigida para encaminhar informações, como o FGTS (entre outras), aos órgãos governamentais. O principal entrave para seu uso, assinala a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), é o custo, que varia de R$ 135,00 a R$ 515,00, conforme modelo e validade.

Já o eSocial se configura como um arcabouço de exigências escriturais que promete facilitar o trabalho do Fisco, permitindo uma fiscalização mais eficaz, com rápida aplicação de multa, porém, vai exigir mudança na rotina das empresas. Pensando em facilitar a compreensão sobre essas novas regras, entidades como o Sindicato de Turismo, Hospitalidade, Serviços e Mercado Imobiliário de Ribeirão Preto e Região (Sindtur) promovem cursos e orientam os empresários sobre os temas mensalmente. Leia mais aqui.

Voltar para Notícias

parceiros