Notícias Fecomercio

4 de julho de 2019

Falta de troco: confira dicas de como evitar esse problema na sua loja


FecomercioSP recomenda que comerciantes organizem o fluxo de caixa, praticando algumas técnicas de gestão financeira

A falta de circulação de moedas na economia afeta, de modo geral, a todos os negócios – desde o transporte público até os grandes supermercados. Mas também prejudica o pequeno empresário, que, por falta de troco, pode comprometer a confiança por parte dos consumidores, que não saem felizes da loja quando não recebem o troco correto.

Atualmente, são 26,5 bilhões de moedas em posse do Poder Público, da rede bancária e das pessoas, segundo o Banco Central. São, ao todo, R$ 6,85 bilhões que não estão circulando. Segundo o órgão, aproximadamente um terço das moedas emitidas desde 1994 está fora de circulação. Além disso, a crise econômica dos últimos anos, com aumento da principal taxa de juros para derrubar a inflação, reduziu a produção de moedas.

As pessoas estão andando com menos dinheiro na carteira. Isso acompanha o aumento do uso dos cartões para pagamentos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2009, o porcentual de compras feitas com cartão era de 19,5% – em 2018, chegou a 41,5%.

Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias